O programa dansul 2014 foi marcado em Abril e Maio pela mostra de cinedanças e o laboratório de dança e tecnologia. Ao longo do ano decorreu a formação regular dansul em Mértola. Em Novembro aconteceu a 2ª edição do festival dansul com espectáculos de dança de vários artistas e o lançamento de um livro para crianças.

dansul é uma produção da AMDA, associação criada em 2001 que tem como objectivos a dinamização sócio-cultural da população e o apoio ao desenvolvimento profissional e cultural das pessoas que promovem e participam nas suas actividades.

Como plano concertado de criação, formação e programação desenvolvido numa relação inter-municipal, o projecto dansul teve uma primeira edição (2008/2009) que abrangeu Beja, Castro Verde e Mértola, uma segunda edição (2010/2011) com Aljustrel, Castro Verde e Mértola . No âmbito de um plano bienal concretizou uma terceira edição em 2013,  e uma quarta em 2014, também em Mértola, Castro Verde de Beja.

Este projecto contribuiu para a integração da dança na oferta dos recintos culturais da região; envolvendo a comunidade escolar e sensibilizando-a para o papel da arte na educação; fomentou a criação e produção local e a profissionalização em actividades de âmbito cultural; e entre 2008 e 2015 proporcionou regularmente interacções entre artistas convidados e as localidades que os acolhem; geraram-se sinergias entre público, alunos, parceiros institucionais e equipas de trabalho. Dansul é um projecto que tem consolidado regionalmente relações culturais enriquecedoras com perspectivas de futuro.


novembro 2014
   
  Festival dansul    
 


Na 2ª edição o festival dansul volta a acolher artistas e a programar espectáculos em Mértola, Castro Verde e Beja durante um mês.

Em destaque está a coreógrafa Aldara Bizarro com Personagens de Água - um solo para sentir este bem essencial como metáfora da vida - e O Baile, uma peça com a comunidade de Castro Verde para contar, dançar e tocar numa festa de palco; em Valsa do Peito a companhia dansul faz uma reflexão afectiva e poética sobre o cancro da mama; Carolina Cantinho e Filipa Rodriguez estreiam, no âmbito do ICA 2014, duas coreografias a solo com videos que filmaram em Beja; dois emblemáticos bailarinos - António Tavares e Felix Lozano - vão dar a conhecer o género da dança improvisada.

Os espectáculos são acompanhados de oficinas, ensaios abertos, introduções nas escolas e conversas com o público. Será também lançado um livro para crianças, com uma história para desenhar e dançar.

Programa detalhado aqui.


   
 

Espectáculos

   
 

Companhia dansul
Valsa do Peito

Dança, música, poesia e um filme juntos num espectáculo dedicado ás mulheres que tiveram cancro da mama.
Para o público geral e escolar, jovens e adultos

Mértola - Cineteatro Marques Duque
dia 01 / Sáb. 21h00
dia 02 / Dom. 16h00

Castro Verde - Cineteatro Municipal
dia 07 / Sex. 21h30
Beja - Pax Julia Teatro Municipal
dia 20 / Qui. 21h30

 
saber mais
 

Aldara Bizarro
Personagens de Água

Um solo que apresenta a água como metáfora da vida e dança com as suas qualidades.
Para o público escolar,crianças e jovens

Castro Verde
Centro Recreativo de Entradas
Cineteatro Municipal

dia 10 / Seg. 10h00 e 14h30
Centro C. D. Sta. Bárbara de Padrões
dia 11 / Ter. 10h00
Mértola
Musical na Mina S. Domingos
Cineteatro Marques Duque

dia 17 / Seg. 10h00 e 14h30
Beja
Pax Julia Teatro Municipal

dia 18 / Ter. 10h30 e 14h30
dia 19 / Qua. 10h30

 
saber mais
 


Carolina Cantinho e Filipa Rodriguez
ICA 2014

Duas coreografias a solo e projecção de videos filmados em Beja com o património arquitectónico e alunas de dança residentes.
Para o público geral e escolar, jovens e adultos

Beja - Pax Julia Teatro Municipal
dia 13 / Qui. 21h30
dia 14 / Sex. 11h00

 
 

António Tavares e Felix Lozano
Dança Improvisada

Um musical inconvencional, com dramaturgia animal, onde a música, o teatro e o movimento se encontram. Em oficinas prévias ao espectáculo os artistas cativam novos adeptos à improvisação.
Para o público geral e escolar, jovens e adultos

Mértola - Cineteatro Marques Duque
dia 25 / Ter. 14h30
Beja - Pax Julia Teatro Municipal
dia 27 / Qui. 21h30

 
 

Aldara Bizarro
O Baile

Um baile contemporâneo com 10 bailarinos e músicos profissionais que convidam a comunidade local a participar no espectáculo. Ensaios no teatro em horário pós laboral (dias 19, 20 e 21).
Para o público geral, jovens e adultos

Castro Verde - Cineteatro Municipal
dia 22 / Sáb. 21h30


 
saber mais
Livro As andanças da Tília Pastora (2014)
Paula Varanda
   
 

A partir de vários contos tradicionais e factos da cultura da região de Mértola e concelhos circundantes, esta história original foi criada para um espectáculo da companhia dansul em 2010. Ela é sobre Tília, uma pastora alentejana que recebeu de uma moira encantada o poder da transformação. Com esse poder ela salvou-se de muitos perigo de vida que apareceram durante as suas andanças num romance com o príncipe jardineiro. O livro inclui propostas de exercícios criativos com o corpo, a música, recortes e pinturas, a partir de ideias e imagens do espectáculo da companhia dansul.

Lançamentos / Novembro 2014
Beja – Biblioteca Municipal
dia 13
Mértola – Feira do livro
dia 24
Castro Verde – Biblioteca Municipal
dia 25


 
saber mais
 
  Outubro a Dezembro    
 

Formação Regular dansul
Aulas de Dança com Joana Cavaco

Estas aulas decorrem no concelho de Mértola e vão ser orientadas para as danças do mundo, com danças de roda e de pares. A formação regular desenvolve capacidades a nível psico-motor e a nível da expressão através da dança e estimula a desinibição e comunicação em grupo.

Oficina da criança / Mértola – 2ªs feiras às 18h15
Núcleo de adultas / Mértola – 3ªs feiras às 19h
Universidade Sénior / Monte Gato – 4ªas feiras às 18h30

Informações: 965567265 /joana.cavaco@dansul.net

   
 

abril e maio 2014

   
 

Mostra de Cinedanças / Extensão Inshadow
dia mundial da dança

com Patricia Cavaco

Cinedanças são danças para ver como um filme. Sequências que atravessam lugares, máquinas acrobáticas, emoção expressa pelo movimento, coreografias no cinema, animações musicais, cidade e natureza, hip-hop, tango e bailado, são algumas das coisas que podemos ver nesta mostra internacional de curtas metragens seleccionadas entre as melhores propostas do InShadow - Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias, realizado pela Associação Vo’Arte. A mostra é dirigida à população juvenil estudantil mas todas as sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.

Cineteatro Municipal, Castro Verde
28 de abril | seg. 10h00
Cineteatro Marques Duque, Mértola
29 de abril | ter. 10h00
Auditório do Instituto Politécnico de Beja
29 de abril | ter. 14h00

Coordenação do programa com as escolas e apresentação das sessões: Patrícia Cavaco / Selecção de filmes: Paula Varanda  / Colaboração: Associação Vo’Arte, festival InShadow.

   
       
 

Laboratório / Dança e Tecnologia
com Paula Varanda
Dedicado à experimentação e aplicação de tecnologias de imagem e informática à dança este laboratório é feito com jovens do ensino secundário e superior e tem a assistência de Carolina Cantinho. Vamos explorar o vídeo projectado como ferramenta criativa e de comunicação: os alunos ensaiam movimento e relações que desenvolvem em dois espaços diferentes, criando um diálogo interactivo de telepresença, onde a sua imagem se transforma com efeitos visuais surpreendentes. 

Escolas EB 23 Mértola & ALSUD, Mértola
1 a 4 de abril
Escola Secundária de Castro Verde, Castro Verde
5 e 6 de maio 
Instituto Politécnico de Beja, Beja
7 e 8 de maio

Coordenação e orientação do laboratório: Paula Varanda / Assistente: Carolina Cantinho / Apoio Técnico: Ana Martins e José Palma.

 
 

abril a julho 2014

   
 


Oficina / Produção e Gestão do Espectáculo

Com Andrea Sozzi
Esta oficina pretende partilhar ferramentas e conhecimentos com adultos interessados na produção e gestão de eventos culturais, com foco nos espectáculos das artes performativas. O programa terá aulas teóricas e práticas, com análise de casos exemplares maioritariamente na área da dança.

Escola ALSUD / Mértola
16 a 17 de abril | 19h22h
21 a 22 de maio | 19h22h
08 a 11 de julho | 19h22h


   
 

janeiro a junho 2014

   
 


Formação Regular Dansul

Aulas de Dança Criativa e Contemporânea
com Joana Cavaco
A formação regular trabalha capacidades psico-motoras e expressivas que facilitam a consciência do corpo com o qual vivemos todos os dias, a desinibição pessoal e interacção social. Neste espaço de cumplicidade desenvolve-se a saúde, o convívio e o gosto pela dança, em 2014 focado na dança criativa e contemporâena, para níveis iniciados e intermédios.


Oficina da Criança / Mértola - 2ªs feiras às 18h
Universidade Sénior / Monte Gato - 3ªs feiras às 18h30
Junta de Freguesia / Mértola - 6ªs feiras às 18h30

Informações: 965 567 265 / geral@dansul.net