Festival dansul O festival dansul é uma inovação na vertente de acolhimento e programação do projecto dansul iniciada em 2008. A 1ª edição decorre em Novembro em Mértola, Castro Verde e Beja, onde apresentamos artistas convidados do circuito profissional nacional, estreamos nova criação da companhia dansul e acolhemos uma jovem coreógrafa em residência em Castro Verde. As acções variam nos três concelhos atendendo a questões de mobilidade, variações de público e características dos teatros. Os espectáculos são acompanhados de acções complementares como oficinas, ensaios abertos, introduções nas escolas, conversas com os artistas e algumas celebrações / programa detalhado aqui /
Espectáculos
Companhia dansul
Não Dançarás como Antes
Uma dança oriental-ocidental contemporânea inspirada na experiência feminina de temas como o encantamento, o trabalho, a fertilidade, a luta e a paixão.
Mértola - Cineteatro Marques Duque dia 2 / Sáb. 21h00 e dia 3 / Dom. 16h00 Beja - Pax Julia Teatro Municipal dia 28 / Qui. 21h30 Castro Verde - Cineteatro Municipal dia 29 / Sex. 21h30
Peter Michael Dietz
I Don’t Belong Here, Believe me
Sem dinheiro para contratar actores e bailarinos, um homem faz o espectáculo a solo e com a ajuda do público. Entre movimentos, falas e action-painting, pergunta-se: quanto vale o trabalho artístico?
Mértola - Cineteatro Marques Duque dia 6 / Qua.14h30 Castro Verde - Cineteatro Municipal dia 9 / Sáb. 21h30
Sofia Silva
A Cabra Bailarina
Afinal a graciosa bailarina da caixa de música pode ser uma marioneta, presa nos clichés da dança clássica e do género feminino, liberta apenas pelo seu espírito animal.
Mértola - Cineteatro Marques Duque dia 13 / 4ª fª 10h & 14h30 Castro Verde - Cineteatro Municipal dia 14 / Qui. 14h30 e dia 15 / Sex. 10h00 e 14h30 Beja - Pax Julia Teatro Municipal dia 26 / Sex. 14h30 e dia 27 / Qua. 10h30 e 14h30
Marina Nabais O Avesso
Sentindo a pele como casa, identidade e planeta, dois bailarinos viajam ao interior do corpo e exploram os seus limites ao som de cantos, numa instalação feita pela presença dos espectadores.
Beja - Pax Julia Teatro Municipal 21 de Novembro / Qui. 21h30
Formação Regular Dansul Aulas de Dança Criativa e Oriental
com Joana Cavaco
Estas aulas decorrem no concelho de Mértola e dão continuidade aos conteúdos iniciados em Janeiro 2013. A formação regular desenvolve capacidades a nível psico-motor e a nível da expressão através da dança e estimula a desinibição e comunicação em grupo.
Oficina da criança / Mértola - 2ªs feiras às 18h Núcleo de adultas / Mértola - 2ªs feiras às 19h Universidade Sénior / Monte Gato - 3ªas feiras às 18h30 Informações: 965 567 265 / geral@dansul.net
julho 2013
Criação e programação preparativos festival dansul e companhia dansul
Fase de reuniões com os parceiros autárquicos para encerrar a programação do FESTIVAL DANSUL - de 2 a 28 de Novembro em Mértola, Castro Verde e Beja - e conclusão de contactos com as escolas para integração do projecto nas actividades extracurriculares do primeiro período lectivo do ano 2013/2014.
A companhia dansul realizou a segunda residência intensiva no Cineteatro Marques Duque para desenvolvimento da NOVA CRIAÇÃO - Não Dançarás Como Antes - a estrear em Novembro, durante o Festival Dansul.
junho 2013
Formação regular dansul encerramento do ano lectivo
Com sessões abertas a amigos e familiares, este foi o mês de encerramento das aulas regulares de dança criativa que decorreram este ano com uma turma no Monte Gato (Universidade Sénior em colaboração com a ALSUD) leccionadas pela Joana Cavaco, e duas turmas em São Miguel e Penilhos (Actividades Extra Curriculares em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Mértola) leccionadas pela Patrícia Cavaco.
As aulas de Mértola na Oficina da Criança e Junta de Freguesia encerraram com a apresentação no cineteatro Marques Duque durante o Festival Islâmico.
maio 2013
Espectáculo de dança oriental ocidental Festival Islâmico de Mértola Esta apresentação mostra o trabalho presente nas áreas de formação e criação do projecto dansul. A primeira parte resulta de vários meses de aulas na Ofícina da Criança em Mértola onde vocabulários elementares da dança oriental foram experimentados e transformados com a dança criativa.
A segunda parte resulta do primeiro ciclo de ensaios da criação 2013 da companhia dansul, onde participam bailarinas da companhia e alunas da formação para adultos. Não Dançarás Como Antes é uma peça que pesquisa sobre o que pode ser uma dança oriental ocidental e é inspirada em temas como o trabalho, a fertilidade e o encantamento numa perspectiva feminina. O título assinala mudanças recentes no papel da mulher na sociedade em Portugal e na forma como a arte popular e arte erudita se encontram na dança teatral. A peça completa estreia em Outubro
Cine-Teatro Marques Duque,Mértola 17 de maio | sex. 18h30 Cine-Teatro Marques Duque,Mértola 19 de maio | dom. 16h30
Oficinas / dança oriental Momentos para o visitantes do Festival Islâmico conhecerem ou reverem, pelo fazer com o próprio corpo, esta prática de relações entre movimento e música que estimula interacções lúdicas e originais através da dança.
Local no Festival a definir, Mértola 18 de Maio | 12h00 crianças a partir dos 6 anos | 14h30jovens e adultos
Direcção artística e dramaturgia: Paula Varanda / Coordenadora formação regular e professora da Oficina da Criança: Joana Cavaco / Bailarinas da companhia e co-criadoras: Joana Cavaco, Ana Fabião, Cláudia Laia e Sara do Vale / Música original : Anthony John / Vídeo : Jorge Branco / Iluminação : José Palma / professoras das oficinas no festival: Claudia Laia e Sara do Vale
abril 2013
Mostra de Cinedanças / Extensão Inshadow dia mundial da dança O dia mundial da dança é comemorado com uma mostra de curtas metragens seleccionadas entre as melhores propostas das últimas edições do InShadow - Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias, realizado pela Associação Vo’Arte.
Cinedanças são criações de dança feitas para serem vistas como um filme. Danças que atravessam em três minutos 100 espaços diferentes, gruas que fazem coreografias, jovens que expressam as tensões emocionais de crescerem como seres sociais, relações dança - cinema – animação e hip-hop na natureza, são algumas das coisas que poderemos ver nesta mostra internacional.
Embora direccionadas à população juvenil estudantil integrada nas escolas todas as sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.
Cine-Teatro Marques Duque,Mértola 29 de Abril | seg. 10h00 | 19h00 Pax Julia Teatro Municipal, Beja 29 de Abril | seg. 14h30
Laboratório / dança e tecnologia
Dedicado à experimentação e aplicação de tecnologias de imagem e informática à dança este laboratório é feito com turmas de ensino secundário e profissional e integrado no horário escolar. Usando o seu corpo, telemóveis e o computador como ferramentas criativas os alunos vão fazer pequenos filmes ligados ás suas vivências na escola que podem depois partilhar no cyberespaço.
Escolas EB 23 Mértola & ALSUD, Mértola 22 a 26 de Abril | 14h/18h
Coordenação do programa com as escolas e apresentação das sessões: Patrícia Cavaco / Selecção de filmes e orientação do laboratório: Paula Varanda / assistentes Carolina Cantinho e Filipa Rodriguez / Colaboração: Associação Vo’Arte, festival InShadow.