dansul é um projecto que quer contribuir para a integração da dança na oferta dos recintos culturais da região; envolver a comunidade escolar sensibilizando-a para o papel da arte na educação; fomentar a criação e produção local; estimular o desenvolvimento profissional através da formação e criação artística; proporcionar interacções marcantes entre os artistas nacionais convidados e as localidades que os acolhem; e gerar sinergias entre público, alunos, parceiros institucionais e equipas de trabalho, que dinamizem regionalmente relações culturais enriquecedoras com perspectivas de futuro.

Para 2013/2014 estruturámos um projecto bienal de âmbito regional, desenvolvido numa rede de parcerias com as autarquias de Mértola, Castro Verde e Beja, envolvendo outras entidades públicas ou privadas em cada concelho. dansul é também financiado pela Direcção Geral das Artes.

O projecto conjuga três núcleos de actividade centrados em criação com novas peças da companhia dansul; formação com aulas regulares em Mértola e oficinas pontuais nos outros concelhos; e programação com extensões InShadow/mostras de cinedanças e Festival Dansul que acolhe a apresentação de coreógrafos e companhias profissionais. Será também editado um livro para crianças baseado na história original e projecto pedagógico da peça Movimentos da Terra feita pela companhia em 2011.

dansul é uma produção da AMDA, associação criada em 2001 que tem como objectivos gerais: a dinamização sócio-cultural da população e o apoio ao desenvolvimento profissional e artístico das pessoas que promovem e participam nas suas actividades.

Como plano concertado de criação, formação e programação desenvolvido numa relação inter-municipal, o projecto dansul teve já uma primeira edição (2008/2009) que abrangeu Beja, Castro Verde e Mértola, e uma segunda edição (2010/2011) com Aljustrel, Castro Verde e Mértola.