MOVIMENTOS DA TERRA | NUMEIO | FORMAÇÃO REGULAR  
 

dansul 2011 engloba três núcleos diferentes de actividade: a companhia dansul com a nova criação Movimentos da Terra; o acolhimento da artista convidada com a peça NuMeio; e a formação contínua em dança oriental. No conjunto fazem-se dez espectáculos, dezasseis oficinas, aulas regulares durante sete meses, um laboratório e uma conferência.

São a disponibilidade e interesse de cada parceiro, a familiaridade do público em cada sítio com a prática de dança contemporânea e a capacidade de resposta da equipa do dansul, que definem um programa particular em cada concelho. Apesar das diferenças no volume e distribuição das actividades, todos os parceiros e participantes contribuem para desenvolver um projecto único e colectivo, partilhando dos seus objectivos.

 
 
 

MOVIMENTOS DA TERRA |nova criação|
companhia dansul / coreografia Paula Varanda


É uma dança centrada na vida de três crianças de uma aldeia e das suas aventuras e percursos na cidade, para aprender as ciências pesqueiras, na oficina, para tecer e guardar a tradição, ou pelos campos e nos enleios da paixão, com o poder mágico da transformação.

Além dos espectáculos é realizada também uma oficina para as crianças conhecerem de perto os sons, os movimentos e as ideias da história, interpretando algumas secções e fazendo desenhos ilustrativos dos lugares onde ela acontece. Mais tarde, em ‘laboratório’ com alguns jovens, o material criado pela companhia e pelas crianças e recolhido em gravações digitais, será remisturado em computadores e publicado como pequenas danças na web.

Espectáculos
Cine-Teatro Marques Duque, Mértola
20 e 21 de Fevereiro | domingo 17h, segunda 14h00
Cine-Teatro Municipal, Castro Verde
25 de Fevereiro | 14h e 21h30
Cine-Teatro, Aljustrel
15 de Março | 14h00
Para o público escolar do 1º ciclo e público em geral.
Os espectáculos são seguidos de conversa informal com a audiência.

Oficinas
Mina de São Domingos, Santana de Cambas, Penilhos, São Miguel do Pinheiro, Algodor e Mértola
14 a 18 de Fevereiro
Casével, Santa Bárbara de Padrões e Castro Verde
23 e 24 de Fevereiro
Aljustrel
11 e 14 de Março
Livraria Vemos Ouvimos e Lemos, Serpa
4 e 5 de Junho

Laboratório - danças para a web
Espaço Jovem, Mina de São Domingos e Mértola
Junho
Para jovens a partir dos 14 anos

Ficha Técnica
Direcção e coreografia, história e narração: Paula Varanda / Música: Anthony John / Vídeo: Helena Inverno / Bailarinas criativas: Joana Cavaco e Ana Fabião / Assistente de ensaios: Joana Cavaco / Luminotecnia: José Palma / Engenharia de som: André Neto / Bailarinas em vídeo: Sílvia Alexandre, Paula Bento, Cristina Cardoso, Inês Carrapato, Joana Cavaco, Patrícia Cavaco, Ana Fabião, Ana Lúcia Miguel, Margarida Rego / Actor em vídeo: Manuel Ferro / Formadoras oficina: Paula Varanda, Joana Cavaco, Patrícia Cavaco e Ana Fabião / Formadores laboratório: Paula Varanda e Jorge Branco.

topo
   

saber mais | promo moviterra
 
 
 
 

NUMEIO |programação e formação|
artista convidada/coreografia Filipa Francisco e Bruno Cochat

Juntando movimento, palavra e canção esta peça faz uma caricatura da relação de um casal tipicamente português que se refugia no fado e no “maldizer”. Os dois actores-bailarinos usam acontecimentos recentes do local em que se apresentam e interagem com o público, quebrando a barreira entre a plateia e o palco.

Além dos espectáculos é realizada uma conferência para debater e mostrar documentários sobre a actividade artística de Filipa Francisco que teve componentes de desenvolvimento social: Íman (no Bairro da Cova da Moura) e (R)Existir (no Centro Prisional de Castelo Branco).

Com a população escolar juvenil e adultos de grupos locais, serão feitas oficinas para conhecerem de perto a peça NuMeio e contribuir com a as suas experiências para a realização dos espectáculos. Serão feitas ainda acções de sensibilização junto de alguns alunos.

Espectáculos
Cine-Teatro Municipal, Castro Verde
27 e 28 de Março |domingo 17h, segunda 10h30
Cine-Teatro Marques Duque, Mértola
3 e 4 de Abril |domingo 17h, segunda 10h30
Para o público escolar do 3º ciclo e secundário e público em geral, maiores de 12 anos. Os espectáculos são seguidos de conversa informal.

Conferência
Fórum Municipal de Castro Verde
23 de Março |14h|
Para técnicos de autarquias e outros profissionais da acção cultural e social, estudantes e professores.

Oficinas e Acções de Sensibilização
Escolas e Cine-teatros de Mértola e Castro Verde
Fevereiro e Março
Para alunos do 3º ciclo e secundário e grupos locais de adultos.

Ficha Técnica
Criação e interpretação, música e figurinos: Filipa Francisco e Bruno Cochat / Luz: Jorge / Música: Donatello Brida/ Produção: Materiais Diversos / Oficinas e conferência: Filipa Francisco / Acções de sensibilização: Patrícia Cavaco.


topo
   

saber mais | blog numeio

 

 
 
 

DANÇA ORIENTAL |formação regular de dança|

Aulas em Mértola para crianças, jovens e adultos que, em ano de Festival Islâmico, são dedicadas à aprendizagem de dança oriental e terminam com um espectáculo durante o festival, coreografado pela professora convidada.
A formação regular tem um valor pedagógico intrínseco para a pessoa e o colectivo, permitindo um desenvolvimento continuado de capacidades a nível psico-motor e a nível da expressão, com consequências muito positivas de desinibição e comunicação.

Aulas
Salão da Junta de Freguesia, Mértola
Janeiro a Maio 2011, às 4ªs feiras 18h/19h e 19h15/21h

Apresentação Final e Oficina de dança oriental aberta ao público
Cine-Teatro Marques Duque e Junta de Freguesia, Mértola
20 e 21 de Maio

Ficha técnica
Professora: Fati Cherazade / Coordenação: Joana Cavaco

topo
   

saber mais